Projeto de Investigação Aplicada ‘Alojamento do Futuro’ Associação Empresarial

Alojamento do Futuro
Mercados
Tecnologia
Tecnologia
Tecnologia

O projeto de investigação aplicada ‘Alojamento do Futuro’, promovido pela Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP), foi desenvolvido pelo consórcio formado pela IDTOUR e a UBIWHERE (empresa de base tecnológica especializada no desenvolvimento de soluções web e mobile). Este projeto teve como desígnios estruturais:
       (I) Realizar estudos estratégicos e prospetivos sobre as temáticas centrais do setor do alojamento turístico;
       (II) Criar e implementar soluções de base tecnológica que confiram maior capacidade de diferenciação e posicionamento competitivo das unidades de alojamento turístico no futuro;
       (III) Operacionalizar diversos instrumentos e iniciativas de comunicação para o projeto (incentivar a participação pública) e do projeto (disseminar os resultados produzidos).

Na área do ‘Conhecimento’, o projeto produziu diversos relatórios técnicos executivos associados às principais temáticas criticas que definem e determinarão a curto e médio/ longo prazo, a operação do setor do alojamento turístico à escala global. Paralelamente, procedeu-se à avaliação do impacto económico das principais modalidades dos empreendimentos turísticos – estabelecimentos hoteleiros; empreendimentos de turismo no espaço rural e turismo de habitação; e parques de campismo e caravanismo. Adicionalmente, foram produzidos diversos dossiers prospetivos de mercado, personalizados e segmentados pelos principais mercados emissores de Portugal, pelos mercados emergentes e pelos mercados de elevado potencial de crescimento, sendo ainda, produzido um estudo prospetivo sobre a nova geografia do turismo mundial.

No que concerne à dimensão das ‘Tecnologias’, o projeto desenvolveu diversas ferramentas digitais para suportes web e mobile, nomeadamente as aplicações temáticas para destinos turísticos: Douro (Enoturismo); Serra da Estrela (Neve); e Litoral Alentejano (Golfe). As aplicações mobile: Concierge Hotel e Cartão do Turista; as plataformas web: Cartografia dos Empreendimentos Turísticos e das Oportunidades de Investimento; e ainda, as aplicações interativas no stand aplicacional (instalado na sede da AHRESP Norte).