Valorização da Reserva da Biosfera Transfronteiriça Gerês Xurés

A Reserva da Biosfera Transfronteiriça Gerês Xurés, declarada pela UNESCO a 27 de maio de 2009, é a junção do Parque Nacional da Peneda Gerês com o Parque Natural Baixa Límia – Serra do Xurés, evidenciando a estreita colaboração transfronteiriça da Euro-Região Norte de Portugal – Galiza.

Estes dois importantes “pulmões verdes” da região são importantes recursos para o desenvolvimento do produto de Turismo de Natureza e da promoção da harmonia do homem com a natureza, da conservação dos ecossistemas e da sustentabilidade dos territórios.

Além da vertente natural e paisagística, a Reserva da Biosfera Transfronteiriça Gerês Xurés possui outros recursos que fazem deste local um importante ativo para a região turística do Porto e Norte de Portugal. A presença de vários monumentos megalíticos, a gastronomia local e a reconhecida qualidade das suas águas termais criam um produto que vai muito mais além do turismo de natureza. 

Como a IDTOUR ajudou a valorização da Reserva

A IDTOUR foi incumbida de criar conteúdos para um guia turístico que servisse de promoção deste território nos dois países. Através de uma vasta pesquisa, foi efetuada uma caracterização do território e um levantamento de todos os recursos e locais de interesse. Após a fase de identificação do território, foram criados vários mapas turísticos para cada um dos municípios do Parque Nacional, bem como uma brochura associada à Reserva da Biosfera Transfronteiriça, contendo um mapa geral com diversos pontos de interesse e outros mapas associados a temáticas específicas, entre eles o Caminho da Geira e dos Arrieiros e da Grande Rota do Parque Nacional da Peneda Gerês.

Mapa Reserva Biosfera Geres Xures
Mapa Reserva da Biosfera Transfronteiriça Gerês-Xurés

Obrigado por subscrever a nossa newsletter.

Este website utiliza cookies para melhorar a experiência de navegação. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.