Um blog de percursos pedestres em Portugal para cada dia da semana

Longa é a lista de passadiços, trilhos, veredas, grandes e pequenas rotas que compõem a rede de percursos pedestres existentes em Portugal, continental e insular. Estes são uma excelente forma de descobrir um destino de um ponto de vista diferente, mais local, mais sustentável e com um contato mais próximo com a natureza. Sair à descoberta de Portugal a pé é perder-se, no bom sentido da palavra, em paisagens deslumbrantes, aldeias rurais e remotas, culturas fascinantes, espécies de fauna e flora raras e em toda a riqueza patrimonial, cultural e natural, que o território português tem para oferecer.

Nos dias que correm, a notoriedade e relevância dos percursos pedestres e da prática de pedestrianismo em Portugal já são sobejamente reconhecidas. Um fenómeno que, ao olhar dos mais distraídos, começou de uma forma tímida, mas com o boom dos Passadiços do Paiva o panorama alterou-se. A implementação desta infraestrutura de madeira ao longo da margem esquerda do rio Paiva, em Arouca, veio demonstrar como é que uma infraestrutura vocacionada, essencialmente, para a prática de caminhadas tem a capacidade de dinamizar a economia local, criar novas oportunidades de negócio e atrair centenas de turistas para aquele território, só pela vontade de explorar locais, até então, inacessíveis, estar em contacto com a natureza ou, em alguns casos, só para captar registos fotográficos dignos de fazer inveja em qualquer feed de rede social.

De botas nos pés, mochila às costas e cantil abastecido de água, o difícil mesmo é escolher qual o próximo percurso pedestre a desvendar. A oferta nacional de percursos pedestres está presente em todas as regiões do país e abrange diferentes perfis de experiências, que respondem também a diferentes motivações por parte dos pedestrianistas. Assim, de forma a ajudar na escolha da próxima experiência, selecionámos um conjunto de sete blogs de viagens, especialmente vocacionados para a temática das caminhadas e percursos pedestres em Portugal, para que possa ter uma inspiração para cada dia da semana, pois no que diz respeito a caminhar: o melhor é mesmo começar.

Viajar entre Viagens

VagaMundos

Rapariga Caminhante

Sola Gasta

Os Meus Trilhos

Dar à Sola

Pedalo pela Cidade

Obrigado por subscrever a nossa newsletter.

Este website utiliza cookies para melhorar a experiência de navegação. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.