Dada a relevante herança patrimonial do Médio Tejo, a Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo (CIMT) criou a Rota dos Castelos do Tejo, que dão a conhecer os castelos, fortificações, torres e muralhas espalhados pelas margens do Rio Tejo, mas também no território de proximidade e afluência, ao longo dos seus afluentes.
O projeto Castelos do Tejo contempla a criação de um guia e vídeo promocional, assim como soluções de realidade aumentada de forma a valorizar o património e reforçar a atratividade nacional e internacional deste território. O desenvolvimento deste projeto permitirá criar um novo argumento de atração para os concelhos e para a região, sendo o Rio Tejo e a sua bacia hidrográfica a principal referência geográfica e o fio condutor para a promoção coletiva destas ‘marcas patrimoniais’.
A IDTOUR está a supervisionar a implementação deste projeto no território, aproximando os stakeholders da região das pessoas e/ou empresas capazes de desenvolver as melhores soluções para mostrar a relevância relevância histórico-política e militar que a região do Médio Tejo teve na história de Portugal.