Promovido pela Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, a iniciativa moovOn resultou, numa primeira fase, em Laboratórios de Empreendedorismo Turístico. Estes eram fóruns de discussão permanente com o intuito de incentivar o desenvolvimento de novas atividades económicas e debater o contexto do setor do turismo na região, constituindo uma oportunidade para refletir sobre os desafios de empreender numa atividade económica complexa mas muito relevante para a economia regional e nacional, sobre a importância do trabalho em rede nesta atividade, entre outros temas relevantes à dinamização do setor.
Em colaboração com os Gabinetes de Ação Local (GAL) da região, foram realizados 6 laboratórios, 2 em cada raio de ação das GAL, debatendo vários tipos de turismo, de acordo com as potencialidades de cada território. Em casa sessão era apresentada a visão do turismo na região e a cadeia de valor do turismo no Médio Tejo, as características das atividades turísticas: gerais e especificas, as oportunidades para as empresas existentes e novos empreendedores, a visão estratégica do empresário/ empreendedor – as parcerias e a inovação e os negócios emergentes, através da apresentação de casos de referência.
Em complemento destas sessões, foi apresentado um Manual de Empreendedorismo para os Agentes de Animação Turística, um documento para ajudar na criação de novas propostas de valor e atrair os turistas para a região do Médio Tejo. São explicadas todas as etapas do processo de criação de uma empresa, desde a ideia inicial até ao momento da concretização, incluindo vários modelos de desenvolvimento e todo o enquadramento legal do setor.