O Marketing na Era Digital: A importância do Conteúdo

Pesquisar no Google, reagir a publicações nas redes sociais, ler artigos em websites e blogs, receber newsletters ou assistir a vídeos no Youtube são alguns exemplos de como o conteúdo está presente em tantos momentos do nosso dia. A informação está, mais do que nunca, à distância de um clique e as fronteiras entre aquilo que é um conteúdo confiável, ou não, são muito ténues. O marketing digital e, em especial, o marketing de conteúdo emerge, neste sentido, como uma parte fundamental da estratégia de qualquer negócio, marca ou destino, nomeadamente na era em que vivemos – a era digital.

Sendo assim, o que é o marketing de conteúdo?

De uma forma geral, é uma estratégia de marketing digital que consiste em criar e partilhar conteúdo relevante para o público-alvo. Este reside na capacidade de um negócio ou marca demonstrar a sua competência na área de atuação e responder aos problemas do seu público, pelo que o conteúdo criado deve ser capaz de gerar confiança e admiração.

Este conteúdo pode ser apresentado em diferentes formatos, como por exemplo: publicações nas redes sociais, newsletters, artigos de blog, vídeos, podcasts, e-books e infográficos.

Porquê criar conteúdos e investir em marketing de conteúdo?

  • Para melhorar a visibilidade online e atrair o público certo: quando otimizado para os mecanismos de busca, melhora a visibilidade do website nos resultados de pesquisa, o que aumenta a possibilidade de atrair tráfego orgânico e conquistar novos visitantes;
  • Para contribuir para a notoriedade da marca: ao partilhar conhecimentos e informações relevantes, a marca ou negócio estabelece-se como uma autoridade e referência no mercado, o que aumenta a confiança do público em relação à mesma;
  • Para educar e informar: conteúdo de qualidade permite criar valor para o público-alvo sobre determinado nicho. Além disso, ao fornecer informações úteis, cria-se um ambiente propício à tomada de decisões de compra;
  • Para maior envolvimento e interação com o público-alvo: as redes sociais, assim como outras plataformas digitais, permitem interagir diretamente com os potenciais clientes, responder a questões e dúvidas e ainda fornecer suporte em tempo real;
  • Para fortalecer o relacionamento com os clientes: através de newsletters, e-mails personalizados e interações nas redes sociais, é possível manter um relacionamento próximo com os clientes e construir lealdade à marca;
  • Para maior competitividade: os negócios que investem neste tipo de estratégia conseguem diferenciar-se da concorrência, gerar valor para o público-alvo e, consequentemente, obter melhores resultados.

Ter uma forte presença online, através de um website bem estruturado, conteúdo relevante e presença nas redes sociais, pode ser a diferença entre conquistar ou perder um potencial cliente. Não se trata apenas de vender produtos ou serviços, mas sim de contar histórias envolventes, criar ligações emocionais e gerar valor genuíno para os consumidores ou, no caso do turismo, para os visitantes.

Investir em marketing de conteúdo não é mais uma opção, é uma necessidade para as empresas e destinos turísticos que procuram destacar-se num mercado em constante evolução. Em breve, partilharemos um artigo com as principais estratégias de marketing de conteúdo no setor do turismo. Fique atento!

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