Percorrer Portugal de autocaravana é uma forma agradável de descobrir a surpreendente variedade de paisagens existentes no nosso país. Depois de ter sido um dos segmentos turísticos com mais popularidade durante a pandemia, o autocaravanismo continua em crescente expansão, afirmando-se como um importante segmento do turismo nacional.
Em apenas três anos, o negócio das autocaravanas quase triplicou em Portugal. Segundo a Yescapa, plataforma de aluguer deste tipo de viaturas, em 2022 foram realizadas oito mil viagens no país, um aumento de 166% face aos valores pré-pandemia. Os estrangeiros, nomeadamente os alemães, os franceses, os espanhóis e os italianos, foram quem mais contribuiu para este crescimento, mas também os portugueses têm vindo a ganhar expressão, sobretudo após 2020.
São, assim, vários os indivíduos que consideram as autocaravanas uma opção flexível e segura para viajar. Além disso, o autocaravanismo é sinónimo de liberdade, autonomia e maior ligação com a natureza.
Quais são as principais tendências para esta atividade nos próximos anos?
#1 ALUGUER DE AUTOCARAVANAS
O aluguer de veículos de recreação tem ganho cada vez mais adeptos um pouco por toda a Europa e, sobretudo, em Portugal. Desde o início da pandemia de covid-19, o número de clientes portugueses aumentou consideravelmente, compensando a falta de estrangeiros, que representavam a maior fatia deste mercado no território nacional. Segundo a Yescapa, o veículo mais alugado em Portugal é a autocaravana capucino, seguida da campervan e do furgão transformado. Para além desta, são várias as empresas a operar nesta atividade no país.
Exemplos de empresas de aluguer de autocaravanas em Portugal: Algarve Campers, Autocaravanas Online, Campervan Portugal, Caravans2Rent, Go Caravaning, Hostel on Wheels, Indie Campers, Pão de Forma Vintage Tours and Rentals, Parracho Autocaravanas & Caravanas, Portugal by Van, Portugal Surf Campers, Tederent, The Getaway Van, VanBox
#2 CONVERSÃO DE VEÍCULOS EM AUTOCARAVANAS
Com a crescente popularidade do autocaravanismo, são cada vez mais os indivíduos a transformar os seus veículos (carrinhas ou furgões) em autocaravanas/campervans. Para além da facilidade ao nível do estacionamento, estes autocaravanistas valorizam o facto de puderem personalizar e adaptar a autocaravana às suas necessidades e preferências.
#3 AFIRMAÇÃO DAS ROADTRIPS
As roadtrips são, desde sempre, uma das opções prediletas para viajar no território nacional, sendo que ao nível do autocaravanismo isto também se verifica. A Estrada Nacional 2 é um dos itinerários mais procurados, uma vez que permite atravessar o país de norte a sul, oferecendo um conjunto de experiências diferentes. Também a Costa Vicentina assume especial interesse a este nível. As paisagens costeiras únicas, as praias idílicas e as ondas de categoria mundial conferem a este território um encanto sem igual. Não obstante, por ser um local com caraterísticas especiais (localizado numa zona de paisagem protegida), os autocaravanistas devem procurar respeitar e salvaguardar a paisagem e os ecossistemas, tendo especial atenção aos locais onde circulam e estacionam a autocaravana.
#4 MICRO-FÉRIAS
As viagens de longa duração estão a ser substituídas por várias viagens de curta duração, que decorrem ao longo de todo o ano e para locais mais próximos da zona de residência. Neste tipo de viagens as autocaravanas são uma vantagem, uma vez que conferem maior liberdade e tempo de lazer aos seus consumidores. Esta tendência observa-se particularmente entre os autocaravanistas mais jovens, nomeadamente os Millennials.
#5 CONSCIÊNCIA AMBIENTAL E SUSTENTÁVEL
O autocaravanismo é uma atividade reconhecida pela sua consciência ambiental, o que conduz a que os seus praticantes organizem as viagens de forma consciente, optando por soluções eco-friendly e sustentáveis para a comunidade. Isto traduz-se em menos viagens de avião e num maior apoio à comunidade local, através da aquisição de bens e serviços a comerciantes locais. Espera-se, assim, que a procura por destinos com uma forte componente natural aumente entre os praticantes de autocaravanismo, uma vez que permite conciliar o contacto com a natureza e a sua consciência ambiental e sustentável.
#6 VIAJAR COM ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO
Estudos demonstram que cerca de metade da população com animais de estimação tem o desejo de viajar com os mesmos, optando por alojamentos e destinos com condições para os receber, mesmo que isso implique um maior investimento. As empresas de aluguer de autocaravanas têm acompanhado esta tendência dispondo, cada vez mais, de veículos pet-friendly, com caraterísticas e detalhes destinados aos amigos de quatro patas.
#7 CRESCIMENTO DA #VANLIFE (REDES SOCIAIS)
A comunicação assume, nos dias de hoje, uma importância acrescida, sobretudo pela presença cada vez mais constante das redes sociais na vida das pessoas. Estas plataformas digitais encontram-se também muito presentes nos ciclos de viagem, desde a preparação (reservas e pesquisa de informação) até à partilha de fotografias e comentários. O movimento #vanlife é já uma realidade em vários países e deve-se, em grande parte, à popularização do Instagram. São várias as páginas criadas nesta rede social por autocaravanistas nómadas que viajam pelo mundo, partilhando as suas histórias e aventuras, e inspirando outros a fazer o mesmo.
Exemplos de perfis inspirados na #vanlife no Instagram: Mitch Cox (@mitch.cox), Jess Bonde (@wildbonde), Sydney Ferbrache (@divineontheroad), Scott Adamson (@comeswithaview), Mochileiros – Vanlife (@mochileiros_vc) e Traveleiros (@traveleiros), Ruka & Carol (@vanillaconnosco), Parreirinha (@parreirinha_on_the_road)
Para quem sonha com a ideia de realizar uma viagem de autocaravana, com total liberdade, por vários lugares do país e em permanente contacto com a natureza, deixamos cinco sugestões de destinos que pode conhecer ainda este verão.
📍 GERÊS
Reconhecido como ‘Reserva Mundial da Biosfera’ pela UNESCO, o Gerês é o destino ideal para quem gosta de montanha e floresta. Aqui, esperam-no imponentes cascatas, aldeias tradicionais, bosques de carvalhos e águas termais. Não deixe de visitar as aldeias de Pitão das Júnias, Lindoso e Soajo, as cascatas do Arado, de Pincães e da Portela do Homem e as lagoas como o Poço Azul ou a Lagoa dos Druidas.
📍 DOURO
Seguindo a Estrada Nacional 222, nomeadamente o troço que liga a Régua a Pinhão, poderá apreciar a beleza da paisagem vinhateira da região duriense, marcada pela proximidade ao Rio Douro e por exuberantes vinhas e oliveiras nas suas margens. Aproveite ainda para visitar o Miradouro de São Leonardo de Galafura, a Aldeia Vinhateira de Barcos e o Peso da Régua. Nas proximidades, pode também explorar as rotas da Meseta Ibérica, a maior Reserva da Biosfera Transfronteiriça da Europa, situada entre Portugal e Espanha.
📍 SERRA DA ESTRELA
Explorar a montanha mais alta de Portugal Continental é contemplar vales encantados, imponentes formações rochosas, miradouros com paisagens deslumbrantes, cascatas e praias fluviais idílicas, curiosas aldeias históricas, é descobrir sabores tradicionais e ainda usufruir de ímpares percursos e trilhos na natureza. Dependendo da época do ano, pode ainda divertir-se na neve e na pista de ski.
📍 COSTA VICENTINA
Nesta que é uma das costas mais bonitas de Portugal, pode observar a natureza no seu expoente máximo, com praias, das mais selvagens às mais urbanas, de beleza inigualável, bem como ondas muito convidativas para a prática de surf e outros desportos náuticos.
📍 ALGARVE
Para além das magníficas praias de areia dourada e das águas cristalinas, o Algarve é rico em tradições, arquitetura típica, vilas piscatórias e paisagens naturais, como por exemplo, o Parque Natural da Ria Formosa, uma das sete maravilhas naturais de Portugal ou o Parque Natural do Vale Guadiana.
Para encontrar informação sobre as áreas de serviço para autocaravanas e os parques de campismo e caravanismo mais adequados às suas preferências, consulte o portal ‘Outdoor Routes’ (também disponível em app), uma plataforma desenvolvida pela IDTOUR e Ubiwhere para a Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal, com o apoio do COMPETE e do Turismo de Portugal.