Redes Sociais: o fenómeno da comunicação contemporânea e o seu impacto no turismo

Sabia que num só minuto são publicados 510 mil comentários no Facebook, são feitos 350 mil tweets, são partilhadas 695 mil stories no Instagram, são vistos 694 mil vídeos no TikTok e 3,47 milhões no Youtube, além de que 69 milhões de mensagens são enviadas através do Messenger e do WhatsApp? (Fonte: LocaliQ)

As redes sociais estão, cada vez mais, presentes no quotidiano das pessoas e assumem-se como um fenómeno da comunicação contemporânea que interessa analisar. Dados recentes da DataReportal demonstram que grande parte da atividade online é feita nas redes sociais. Em janeiro deste ano, o número de utilizadores destas plataformas em Portugal era de 8,05 milhões, ou seja, 78,5% da população existente no país, sendo que entre as principais redes utilizadas pelos portugueses estão o WhatsApp, o Facebook, o Instagram, o Messenger, o TikTok, o Pinterest, o Linkedin, o Twitter, o Telegram e o Snapchat. De notar que o Youtube não foi incluído neste estudo, no entanto, dados de 2019, apontam para que 90% dos utilizadores de internet em Portugal utilizem esta plataforma de produção de conteúdo em vídeo.

Com tantas opções e os mais diversos propósitos, seria ingenuidade pensar que as redes sociais existem apenas no mundo virtual. Estas impactam, na verdade, a nossa “vida real”, desde a forma como comunicamos, até como recebemos a informação. E para o setor do turismo verifica-se o mesmo. Não é de estranhar que a maioria das pessoas utilize as redes sociais para partilhar as suas viagens, assim como para procurar inspiração e informação para as mesmas, nomeadamente entre as gerações mais jovens (85% dos Millennials utiliza as redes sociais para planear as suas viagens e 46% da Geração Z afirma que o Instagram influencia as suas decisões de viagem).

Quais são os benefícios das redes sociais para o turismo?

  • Visibilidade e reconhecimento do destino, marca ou empresa: as redes socias permitem alcançar um elevado número de pessoas, de forma orgânica ou até mesmo com publicidade direcionada (a preços relativamente acessíveis);
  • Maior envolvimento e interação com o público-alvo: 30% da Geração Z e 32% dos Millennials consideram o envolvimento direto com uma marca ou empresa como o fator de decisão de compra mais importante. Para isso, é importante publicar conteúdo regularmente e responder aos comentários e mensagens;
  • Acesso a informação sobre os utilizadores (potenciais visitantes): com as redes sociais é possível aceder a dados sobre os interesses e preferências dos utilizadores, assim como o seu comportamento online (nestas plataformas), o que possibilita o desenvolvimento de estratégias de marketing mais eficazes;
  • Acesso a comentários e avaliações dos visitantes: 76% dos visitantes estão dispostos a pagar mais por um hotel se a maioria das avaliações/reviews for positiva. Além disso, estudos mostram que os alojamentos que respondem a comentários e avaliações publicadas nas redes sociais conseguem aumentar as suas taxas de ocupação;
  • Partilha de conteúdos dos visitantes: as redes sociais possibilitam ainda a partilha dos conteúdos criados pelos próprios utilizadores (fotos, vídeos, avaliações/reviews), o que não só gera proximidade entre a marca/empresa e o visitante, como também se traduz numa estratégia de promoção turística muito eficiente (e sem custos).

As redes sociais tornaram-se, assim, numa componente essencial da estratégia de marketing de qualquer destino, marca ou empresa do setor do turismo. Desde a criação de conteúdo visualmente atrativo até ao envolvimento e interação com os seguidores (potenciais clientes/visitantes) e a colaboração com influenciadores (de viagens, neste caso), existem inúmeras maneiras pelas quais as empresas de turismo podem utilizar as redes sociais para impulsionar os seus negócios.

Mas atenção, nem todas as plataformas são necessariamente as melhores para o seu negócio. Importa escolher aquelas que melhor se adequam aos objetivos pretendidos e onde se encontra, efetivamente, o público-alvo. Atualmente, as duas redes sociais mais utilizadas para procurar inspiração e informação sobre viagens são o Facebook e o Instagram, embora o Youtube revele também um enorme potencial, visto ser o segundo website mais visualizado a nível mundial.

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