Reserva da Biosfera do Gerês/Xurés cria o primeiro trilho para mobilidade reduzida

Situado nas imediações da zona termal de Lobios, na Galiza, e a cerca de dez quilómetros da fronteira da Portela do Homem, em Terras de Bouro, o percurso terá 1.250 metros e situar-se-á entre a zona dos banhos públicos de Rio Caldo e as ruínas da mansão romana Aquis Originis, na Estrada Romana XVIII (Geira/Via Nova) e o Caminho de São Rosendo.

Segundo informações recolhidas pelo junta da Xunta de Galiza ao O MINHO, a obra demorará o máximo doze meses e prevê reparar aquela zona do trilho pedestre, com um orçamento de 105 mil euros, já aprovado pela Ministério do Meio Ambiente, Território e Habitação.

Este projeto inclusivo vai permitir o acesso a pessoas com necessidades especiais a um recurso ibérico de grande beleza e importante na sustentabilidade dos dois países. Segundo a autarca da Câmara de Lobios, Mari Carmen Yañez, “o projeto vai permitir que todas as pessoas possam usufruir de uma forma mais ou menos fácil aos espaços com grande riqueza natural e arqueológica, numa zona transfronteiriça e que é reserva mundial de biosfera da UNESCO”.

De recordar que a IDTOUR participou na promoção deste território, através da criação de conteúdos para a promoção deste recurso, identificando pontos de interesse pelo território português e espanhol e a posterior conceção de mapas turísticos da reserva e para cada um dos municípios do Parque Nacional. Ficou ainda a cargo da IDTOUR a idealização de conteúdo relativo a um Caminho de Santiago transfronteiriço, o Caminho da Geira e dos Arrieiros, tendo sido promovido um documento com bases históricas de forma a identificar de forma correta a narrativa associada, bem como o desenvolvimento de um traçado e de etapas.

Obrigado por subscrever a nossa newsletter.

Este website utiliza cookies para melhorar a experiência de navegação. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.