Situado nas imediações da zona termal de Lobios, na Galiza, e a cerca de dez quilómetros da fronteira da Portela do Homem, em Terras de Bouro, o percurso terá 1.250 metros e situar-se-á entre a zona dos banhos públicos de Rio Caldo e as ruínas da mansão romana Aquis Originis, na Estrada Romana XVIII (Geira/Via Nova), e o Caminho de São Rosendo.
Espera-se que a obra, que prevê ainda reparar aquela zona do trilho pedestre, demore cerca de doze meses a concluir (anunciado em Janeiro de 2023), com um orçamento de 105 mil euros, já aprovado pelo Ministério do Meio Ambiente, Território e Habitação (Galiza).
Este projeto inclusivo vai possibilitar, assim, o acesso a pessoas com necessidades especiais a um recurso ibérico de grande beleza paisagística e importância no desenvolvimento sustentável dos dois países. Segundo a autarca da Câmara de Lobios, Mari Carmen Yañez, “o projeto vai permitir que todas as pessoas possam usufruir de uma forma mais ou menos fácil aos espaços com grande riqueza natural e arqueológica, numa zona transfronteiriça e que é reserva mundial de biosfera da UNESCO”.
De recordar que a IDTOUR participou na promoção turística deste território, através da criação de conteúdos e da identificação de pontos de interesse no território nacional e espanhol, e através da conceção de mapas turísticos para a Reserva e para cada um dos municípios do Parque Nacional da Peneda-Gerês. A IDTOUR foi ainda responsável pela estruturação da proposta de um Caminho de Santiago transfronteiriço – o Caminho da Geira e dos Arrieiros -, tendo sido promovido um documento com bases históricas, de forma a identificar a narrativa associada, bem como o desenvolvimento de um traçado e respetivas etapas.
Outros trilhos de mobilidade reduzida em Portugal:
Trilho do Rio Águeda, Águeda
Passadiços do Mondego, Guarda
Trilho das Queimadas, R.A. Madeira