Este projeto de investigação aplicada, teve como ambição lançar as bases conceptuais do modelo de modernização do subsetor da restauração em Portugal. O território piloto escolhido para este projeto foi o Douro, devido à falta de conhecimento e informação sobre a gastronomia duriense e de estabelecimentos de restauração, uma recomendação realizada por auditorias da UNESCO ao Alto Douro Vinhateiro, Destino Património da Humanidade.
Usando este território como base para os desígnios globais do projeto, realizou-se uma investigação aplicada de um conjunto alargado de temas sobre os fatores competitivos, a inovação e os desafios desta importante atividade económica. Uma das iniciativas de destaque desta investigação foi a produção do “Roteiro Gastronómico e Guia de Restaurantes – Os Sentidos do Douro, Douro com Sentidos”, para promoção e informação enogastronómica desta região.
O resultado mais relevante culminou no “Livro Branco da Restauração”, um instrumento de suporte à modernização do subsetor em Portugal, através da criação de uma estratégia de atuação para o futuro, identificando vários desígnios, apresentando um caminho para a sua concretização.