O projeto de investigação aplicada ‘Social Booking System for Tour Experiences’, desenvolvido pelo consórcio formado pela IDTOUR, a UBIWHERE (empresa de base tecnológica) e a Universidade de Aveiro (entidade do sistema científico e tecnológico nacional), teve como ambição desenvolver uma plataforma digital vocacionada para a promoção, distribuição e comercialização de experiências turísticas.
A proposta de valor teve como inspiração, entre outras, as plataformas de mobilidade alternativa (ex., Uber), as plataformas de comercialização de alojamento temporário (ex., Airbnb), as plataformas de distribuição de conteúdos musicais (ex., Spotify) e as plataformas de promoção do comércio tradicional (ex., Etsy), uma vez que se afirmam progressivamente como respostas objetivas face ao perfil e às necessidades do novo consumidor.
A solução em causa compreendeu ainda a integração de diversas ferramentas de gestão inteligente do preço, de agregação e customização de experiências turísticas, reservas/ compras através das redes sociais, entre outras dimensões operacionais relevantes – instrumento B2B e API B2B. Para o efeito, foram desenvolvidos vários pilotos regionais, nomeadamente nas três regiões de convergência de Portugal Continental e envolvidos de forma comprometida mais de três dezenas de agentes de animação turística.