O Plano Estratégico de Valorização Cultural do Termalismo, promovido pela Associação da Indústria Hoteleira e Similares das Termas de São Pedro do Sul (AIHS.TSPS) em cooperação com a TERMALISTUR, teve como premissa basilar dotar a maior estância termal do país de um instrumento de índole estratégico, projetado para o horizonte 2020, capaz de diagnosticar objetivamente os principais constrangimentos que caraterizam a atividade termal e, em resultado dessa avaliação, encetar um programa de ação que responda efetivamente aos desafios que se exigem.
A estratégia definida para o destino (Termas de São Pedro do Sul – Resort Termal), identifica os balneários termais (Rainha D. Amélia e D. Afonso Henriques) como âncoras estruturantes para a dinamização da procura termal convencional (terapêutica), mas também dos novos públicos associados à prática de atividades de bem-estar. Este plano definiu ainda um portefólio de investimentos estratégicos de modo a consolidar a posição de liderança da Estância Termal de São Pedro do Sul e posicionar-se de forma competitiva para o novo programa de incentivos – Portugal 2020.