As principais tendências do turismo que vão marcar 2023

Os últimos anos foram desafiantes para o setor do turismo. Em 2020, o mundo foi assolado por uma pandemia (provocada pela COVID-19) que levou a sucessivos confinamentos e restrições à circulação das pessoas, conduzindo a uma suspensão quase total da atividade turística. No momento em que o setor do turismo começou a recuperar, em fevereiro de 2022, deu-se a invasão da Ucrânia pela Rússia. Ainda assim, 2022 foi um ano cujos resultados da atividade turística alcançaram valores muito próximos aos de 2019 (o melhor ano de sempre para o turismo nacional), com as receitas a superarem mesmo os valores desse ano.

Para 2023, prevê-se que a recuperação da atividade turística, nacional e internacional, se mantenha ao longo do ano. Contudo, o ambiente económico instável, a inflação e a subida do custo de vida assumem-se como um desafio para o setor do turismo, ao mesmo tempo que trazem incerteza e novas preocupações, necessidades, motivações e hábitos de consumo, que se juntam a outras que as pessoas já tinham e foram sendo moldadas, ao longo dos anos, pelas grandes tendências económicas, sociais, políticas, ambientais e tecnológicas.

Regresso às Viagens e Novas Formas de Viajar

  • As viagens domésticas e de proximidade (staycations) vão continuar a fazer parte das preferências dos viajantes, principalmente devido à instabilidade económica e ao aumento do custo de vida;
  • As road trips – de carro, mota ou autocaravana – continuam a ser uma forma de viajar popular, uma vez que permitem descobrir o próprio país, contactar com as comunidades locais e usufruir de experiências autênticas;
  • As viagens ferroviárias para fins turísticos estão também a atrair cada vez mais turistas, nomeadamente aqueles que se preocupam com as questões ambientais;
  • O trabalho remoto – nómadas digitais (pessoas que viajam enquanto trabalham remotamente e vivem no destino como um morador local) –, o bleisure (combinar negócios e lazer) e as workations (combinar trabalho e férias) são formas de viajar que vieram para ficar;
  • Ascensão dos chamados set-jetters, ou seja, turistas que procuram destinos onde se realizam gravações de filmes, séries, documentários, entre outros.

Tecnologias, Digitalização e Redes Sociais

  • O avanço tecnológico está a transformar a forma de viajar, comunicar, criar e partilhar conteúdos e vivenciar os destinos (através de plataformas digitais, realidade virtual e aumentada, inteligência artificial e metaverso), contribuindo, assim, para facilitar e valorizar a experiência dos turistas;
  • As redes sociais assumem um papel cada vez mais importante nas viagens e turismo, quer no modo como as pessoas comunicam e interagem, partilham as suas experiências e criam conteúdos e narrativas, quer no modo como os destinos se posicionam, comunicam e promovem as suas ofertas, influenciando e servindo de inspiração a futuros viajantes.

Foco na Experiência

  • Os turistas procuram experienciar o destino que visitam com base em experiências significativas, únicas, autênticas, imersivas, transformadoras e personalizadas, priorizando as memórias, o contacto com as comunidades e as tradições e cultura locais.

Responsabilidade Social e Sustentabilidade

  • A responsabilidade social, ambiental e económica é uma preocupação dos viajantes, cada vez mais conscientes do impacto (social e ambiental) que as suas viagens possam ter, procurando, por isso, viagens, experiências e atividades social e ambientalmente responsáveis, com o mínimo impacto nos destinos e comunidades locais;
  • Incremento das viagens com um propósito e do slow travel, ambos aliados ao turismo sustentável, na medida em que os viajantes procuram que as suas viagens tenham um impacto positivo (a nível económico, social e/ou ambiental) nos destinos e nas comunidades locais.

Saúde e Bem-Estar

  • A saúde e o bem-estar são uma preocupação e uma prioridade na vida das pessoas e dos viajantes, pelo que estes procuram experiências e atividades que lhes permitam manter o equilíbrio físico, mental e emocional (através de atividades ao ar livre, contacto com a natureza, spas/ massagens, nutrição, atividade física, yoga, meditação, mindfulness e retiros espirituais).

Fontes: Amadeus, ABTA, ATTA, Booking.com, Deloitte, European Travel Commission, Euronews Travel, Expedia Group, Forbes, Horwath HTL, Marketeer, TrendHunter, UNWTO, WTTC

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