2023 representou um ponto de viragem para o setor do turismo. Os dados existentes até ao momento apontam para o melhor ano de sempre para a atividade turística, tanto em Portugal, como no Mundo. O que esperar então de 2024? Desde viagens a um ritmo mais lento e sustentáveis até experiências de bem-estar imersivas, as tendências de viagens e turismo para 2024 levarão os visitantes a novos e emocionantes destinos, repletos de aventuras conscientes e transformadoras.
Eis as principais tendências que se esperam para 2024:
1 VALORIZAÇÃO DE DESTINOS E ATIVIDADES ECO-FRIENDLY E RESPONSÁVEIS
Os turistas são, cada vez mais, sensíveis às questões ambientais e conscientes dos impactos negativos que as suas viagens podem provocar no planeta, pelo que tendem a selecionar empresas e destinos que demonstrem preocupações ecológicas e práticas responsáveis. Do mesmo modo, é também crescente a procura por experiências imersivas centradas na conservação ambiental, como o voluntariado em projetos de conservação, a participação em passeios ecológicos com vista à proteção da vida selvagem ou o envolvimento em iniciativas de turismo sustentável baseadas na comunidade. Os visitantes estão mais focados do que nunca em reduzir a sua pegada de carbono e em apoiar os destinos comprometidos com a sustentabilidade. É de esperar, portanto, que se mantenha o crescimento da procura e da oferta por atividades associadas ao ecoturismo, ao turismo sustentável e ao turismo responsável, em 2024.
2 AUMENTO DA PROCURA POR ATIVIDADES QUE CONTRIBUAM PARA A SAÚDE E BEM-ESTAR
O bem-estar continuará a ser um importante foco em 2024, com os visitantes a procurarem mais do que o tradicional spa. Experiências de bem-estar ativo (como o jiujitsu ou o kickboxing), yoga e meditação irão ganhar ainda mais popularidade, assim como as experiências imersivas. Observa-se também uma tendência crescente para a procura de férias e viagens que combinem o bem-estar com a aquisição de novos conhecimentos, seja sobre os próprios visitantes, seja sobre o mundo (exs.: retiros de yoga ou meditação, viagens culturais, expedições e aventura, férias gastronómicas, entre outros).
3 ASCENÇÃO DO SLOW TRAVEL: COLECIONAR EXPERIÊNCIAS E NÃO DESTINOS
As viagens que enfatizam um ritmo mais lento e uma imersão mais profunda na cultura local estão de volta. Mais do que nunca, e para equilibrar o ritmo de vida acelerado que se vive habitualmente, os visitantes estão a procurar viajar ao seu próprio ritmo, de forma descontraída, mas consciente, experimentando verdadeiramente o destino. Para isso, em vez de visitar todas as atrações turísticas, o turista pretende mergulhar nas comunidades e culturas locais, de forma a viver experiências autênticas e enriquecedoras. O que importa é a jornada, não o destino.
4 CRESCIMENTO DO TURISMO GASTRONÓMICO
Nos últimos anos, tem-se assistido ao aumento da procura por destinos e viagens que incluam experiências gastronómicas, nomeadamente aulas de culinária com chefs locais, refeições tradicionais, experiências “do campo à mesa”, entre outras. O turismo gastronómico apresenta-se, assim, como um nicho em crescimento em 2024, atraindo os visitantes que ambicionam explorar os destinos através da sua gastronomia única, mas também através da conexão com os habitantes locais, vivenciando a sua cultura e abraçando as suas tradições.
5 SURGIMENTO DO ‘COOLCATIONING’
Com o aumento das temperaturas, provocado pelas alterações climáticas, são cada vez mais os turistas a considerar viajar para destinos com temperaturas mais amenas ou até mesmo frias. Destinos como a Islândia, a Finlândia, a Escócia e a Letónia estão, assim, a ganhar popularidade, tendência que continuará a crescer em 2024.
6 INCREMENTO DA POPULARIDADE DO JET-SETTING
A influência do cinema e da televisão na escolha de um destino não é novidade, no entanto, espera-se que ganhe ainda mais popularidade em 2024. Viajar para os locais que servem de cenário para filmes e/ou séries de televisão é, portanto, uma tendência crescente. Tailândia (The White Lotus, 3ª Temporada), Malta (Gladiador 2), Escócia (Outlander), Coreia do Sul (Squid Game, 2ª Temporada), Grécia (Argylle) e Inglaterra (Bridgerton, 3ª Temporada) são alguns dos destinos que esperam ver o seu número de visitantes aumentar, no próximo ano, graças a este fenómeno.
7 EMERGÊNCIA DAS VIAGENS PARA LOCAIS INSPIRADOS PELA MÚSICA
Impulsionada pela crescente popularidade dos festivais de música e das tours musicais de artistas mundialmente conhecidos, esta tendência irá ser ainda mais evidente em 2024. Os fãs de música começam a descobrir que podem usufruir de experiências memoráveis nos concertos dos seus artistas favoritos, enquanto ‘mergulham’ na cultura dos destinos visitados.
8 AUMENTO DO INTERESSE PELO TURISMO DESPORTIVO
Também o turismo desportivo tem evoluído nos últimos anos, na medida em que apareceu uma nova geração de adeptos de desporto inspirados pelos documentários televisivos. Em 2024, espera-se que as pessoas procurem planear as suas férias de forma a assistir a jogos e outros eventos desportivos, ao mesmo tempo que usufruem dos destinos onde estes ocorrem.
9 CRESCIMENTO CONTÍNUO DAS VIAGENS ‘BLEISURE’
Impulsionado pelo aumento do trabalho remoto, pela flexibilidade de horários e pelo crescente equilíbrio entre vida pessoal e profissional, o bleisure (combinação de viagens de negócios e atividades de lazer) continuará a crescer em 2024, uma vez que os profissionais procurarão tornar as suas viagens de trabalho cada vez mais agradáveis e produtivas.
10 SURGIMENTO DE UMA NOVA ERA DE ‘DUPES’
Surgiu como um hashtag no TikTok (#dupe), onde as pessoas partilhavam alternativas mais económicas de produtos caros, e agora é uma das tendências de viagem para 2024. Este conceito aplica-se à procura por ‘réplicas’ mais acessíveis de destinos populares e tendencialmente mais dispendiosos. Os visitantes optarão, assim, por viajar para destinos onde possam ficar mais tempo e gastar menos, sendo os custos de hotel e dos voos determinantes na sua decisão. Como exemplos temos Paros, Perth, Palermo, Liverpool, Curação, Quebec, Memphis, Taipei, Sapporo e Pattaya, que são destinos ‘dupes’ de Santorini, Sydney, Lisboa, Londres, St. Martin, Genebra, Nashville, Seoul, Zermatt e Bangkok, respetivamente.
11 AUMENTO DA PROCURA POR VIAGENS PARA DESTINOS E COMUNIDADES REMOTAS
Tem-se assistido, nos últimos anos, a um crescimento da procura por experiências em contato com a natureza e as comunidades locais, em locais menos visitados ou mais remotos, o que confere um sentido de ‘exclusividade’ à viagem. O objetivo destas viagens é cultivar o respeito pela terra e pela cultura, ao mesmo tempo que se apoia e capacita as comunidades remotas e ainda se contribui para a preservação do ambiente. Em 2024, os turistas vão, assim, priorizar explorar o desconhecido, através de experiências autênticas e memoráveis e da aprendizagem sobre os costumes e tradições locais destes destinos.
12 RENASCIMENTO DAS VIAGENS DE COMBOIO
A crescente consciencialização e preocupação com os efeitos das alterações climáticas está a contribuir para o aumento das viagens de comboio, sendo que o nicho das viagens de comboio de luxo está a alcançar novos patamares de popularidade. Em 2024, veremos cada vez mais novas linhas ferroviárias com design inovador, que competirão com os melhores hotéis nas experiências gastronómicas e nos recursos oferecidos.
13 CRESCIMENTO DAS VIAGENS MULTIGERACIONAIS
A agitação do dia-a-dia resulta muitas vezes na redução do tempo passado em família e numa necessidade crescente em criar memórias e estreitar laços com aqueles que nos são mais próximos. As viagens multigeracionais estão, assim, a aumentar e em 2024 serão ainda mais frequentes. Observa-se uma tendência crescente de viagens em que avós levam os netos ou até mesmo os próprios netos convidam os avós para viajar com eles. Na maioria dos casos, estes grupos familiares escolhem destinos geograficamente mais distantes e acomodações mais luxuosas.
14 IMPORTÂNCIA CRESCENTE DA INTELIGÊNCIA ARTIFICAL NO SETOR
O ChatGPT, assim como outros chatbots generativos de inteligência artificial (IA) estão a mudar a forma como os visitantes e empresas de turismo interagem. Desde pedir recomendações de viagens até oferecer assistência ao cliente, os consumidores aproveitaram 2023 para explorar as capacidades desta nova tecnologia. Em 2024, espera-se que a inteligência artificial se torne a companheira de viagem de muitos visitantes. Os turistas começam a utilizar os chatbots como fonte de inspiração para escolher destinos de viagem e, por sua vez, as plataformas de viagens começam a integrar a IA no processo de reserva. Além disso, a IA pode personalizar as interações com o cliente e o atendimento, através de chatbots, posts em blogs, e-mails, conteúdos nas redes sociais ou simplesmente personalizando recomendações de itinerários com base nas preferências e comportamentos anteriores. Também a realidade aumentada (RA) e a realidade virtual (RV) irão tornar as viagens mais envolventes e educativas, em 2024, contribuindo para uma tomada de decisões mais rápida. Com a RA e a RV, os visitantes vivenciarão destinos, hotéis, museus, locais e restaurantes de uma forma totalmente nova.
15 REFORÇO DO PAPEL DOS INFLUENCERS COMO AGENTES DE PUBLICIDADE DOS DESTINOS
O marketing de influência continua a crescer, sobretudo no nicho das viagens. Os influencers têm um papel cada vez mais determinante na comercialização de viagens, disponibilizando links para reservas a preços mais atrativos. Isto assume especial importância para a Geração Y (Millenials) que, pelas partilhas e estilo de vida destes influencers, começam a perceber que os destinos de luxo não estão fora de alcance.