Marketing de Conteúdos para Negócios e Destinos Turísticos: 6 passos a seguir para uma estratégia de sucesso

Num cenário em que os turistas têm, cada vez mais, participação ativa em todos os canais de comunicação disponíveis, longe ficam os dias em que estes recorriam unicamente às brochuras e guias de viagem para procurar inspiração e informação para as suas viagens e experiências turísticas. Hoje, essa informação está disponível à distância de um clique e, na maior parte das vezes, chega ao visitante sem que este tenha sequer de a procurar.

O avanço tecnológico e das redes sociais impactou, definitivamente, o comportamento das marcas e dos negócios no digital. Da utilização massiva dos motores de busca surgiu a preocupação com o SEO, da popularidade do Facebook, X (antigo Twitter) e Instagram surgiu a necessidade de otimizar a gestão das redes sociais, do crescimento do Youtube surgiu a incorporação do vídeo nas estratégias de marketing, da massificação do uso do smartphone surgiu a necessidade de adotar um design responsivo para qualquer website, da afluência aos blogs surgiu o marketing de conteúdos. E, ao nível do turismo, isto não é exceção.

O turista atual é muito exigente e informado, sabe o que quer e, especialmente, o que não quer. Como tal, a criação de conteúdos tem de lhe transmitir um benefício, caso contrário não terá sucesso. É, neste sentido, que surge o marketing de conteúdos que, como referimos no nosso artigo “O Marketing na Era Digital: A importância do Conteúdo”, consiste numa estratégia de marketing digital que permite criar e partilhar conteúdo relevante para o público-alvo.

Mas como definir uma estratégia de marketing de conteúdos que capte a atenção do público-alvo?

1º Passo: Definir os objetivos, o público-alvo e as personas

Este é o alicerce de qualquer estratégia de marketing, uma vez que estabelecer objetivos permite delinear o que se pretende alcançar com a estratégia de conteúdos, seja aumentar o reconhecimento da marca ou destino, gerar leads qualificados ou impulsionar as vendas/reservas, por exemplo. Depois, compreender o público-alvo é essencial na criação de conteúdos, pela necessidade destes serem relevantes, envolventes e ressoarem com as suas necessidades, interesses e desafios. Além disso, definir personas (representação semifictícia do cliente ideal) permite uma compreensão mais profunda do público-alvo, identificando os seus comportamentos, preferências e caraterísticas demográficas, o que contribui para desenvolver o tipo de conteúdos, o tom ou linguagem a utilizar na comunicação da marca ou destino e os canais/plataformas onde se posicionar.

2º Passo: Decidir os canais/plataformas de comunicação

Cada canal e/ou plataforma possui características distintas e, como tal, atrai diferentes tipos de público. É essencial, portanto, escolher aqueles que melhor correspondem aos interesses, comportamentos e preferências do público-alvo, assim como ao posicionamento da marca. Considerando a natureza visual e emocional das experiências de viagem e turismo, plataformas como o Instagram e o Facebook são geralmente as que mais despertam o interesse dos turistas. Não obstante, são cada vez mais os destinos e marcas a utilizar os canais mais orientados para o conteúdo de vídeo, como o Youtube e, principalmente, o TikTok. A presença em plataformas como o TripAdvisor, a Yelp e o Google My Business é também essencial para garantir a visibilidade e credibilidade da marca ou destino, fornecendo aos potenciais visitantes informações confiáveis e avaliações de outros viajantes.

3º Passo: Definir os temas a abordar, a linguagem a utilizar e criar um calendário editorial

Escolher os temas a abordar permite expor questões relevantes ao público-alvo, disponibilizando informações úteis e despertando interesse genuíno na marca. A linguagem a adotar, para além de atrativa, emocionante e informativa, deve ser adaptada ao público-alvo, refletindo a personalidade da marca e transmitindo autenticidade e emoção, o que contribui para uma conexão mais forte com os potenciais clientes. Por último, criar um calendário editorial permite estabelecer uma estrutura organizada na criação e publicação do conteúdo, garantindo uma presença consistente e relevante nos diferentes canais de comunicação. Na verdade, para a implementação de uma estratégia de SEO eficaz, a consistência é particularmente fundamental.

4ª Passo: Desenvolver a estratégia de criação de conteúdos

Criar conteúdo – texto, imagens e/ou vídeos – original, relevante (para o público-alvo) e de qualidade é, naturalmente, o passo seguinte, sendo que este deve ser informativo, divertido e/ou emocional, passível de ser partilhado, envolver e agregar valor e respeitar as dimensões das diferentes plataformas. Sempre que possível, pode e deve (re)aproveitar o conteúdo existente, embora o deva fazer de forma inteligente (exs.: converter um artigo de blog numa publicação das redes sociais, converter conteúdo escrito em vídeo ou áudio e vice-versa, criar infográficos a partir de publicações das redes sociais ou artigos do blog). Deve ainda procurar desenvolver um storytelling criativo, uma vez que uma boa história tem a capacidade de captar a atenção, fascinar, ensinar, transmitir valores, emocionar e, sobretudo, ser lembrada. Além disso, criar conteúdos interativos, respeitar as normas de SEO e remarketing/ targeting e partilhar o conteúdo e experiências dos clientes e/ou seguidores são também aspetos a considerar no desenvolvimento da estratégia de criação de conteúdos.

5º Passo: Garantir que a criação de conteúdos é transversal a todas as plataformas

Ao garantir que o conteúdo é distribuído de forma consistente por todos os canais, a empresa, destino ou marca turística fortalece a sua presença online, amplia a sua visibilidade e ainda maximiza as oportunidades de interação com o público-alvo. Cada plataforma tem as suas caraterísticas específicas, portanto adaptar o conteúdo para atender a essas nuances é essencial para alcançar e captar a atenção da audiência.

6º Passo: Monitorizar o alcance do conteúdo

Monitorizar o alcance do conteúdo permite que as empresas, destinos ou marcas turísticas percebam como o público-alvo interage com os conteúdos partilhados. Além disso, ao analisar as métricas de interação, como por exemplo, impressões, cliques, gostos, partilhas e comentários, consegue avaliar o nível de engagement e identificar os conteúdos que geram mais interesse. Dependendo da plataforma utilizada, as métricas a analisar também diferem. Estes são insights valiosos, que contribuem para que as empresas otimizem as suas estratégias de conteúdo, ajustando a linguagem e os temas conforme necessário. Importa não esquecer que monitorizar o alcance e interação dos conteúdos proporciona uma visão clara do desempenho da estratégia de marketing de conteúdos e fornece orientações sobre como evoluir para melhor atender às necessidades do público-alvo.

Dito isto, num mercado em constante evolução, o marketing de conteúdos surge como uma oportunidade para envolver e inspirar os turistas atuais. Ao seguir os passos mencionados neste artigo estará preparado para contar histórias autênticas e relevantes e criar conexões significativas com o seu público-alvo. O sucesso está ao seu alcance – é só começar!

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