IDTOUR: A inovar há 16 anos no setor do turismo

A sustentabilidade, a governança em rede e a criatividade são os ingredientes para levar a inovação às organizações e às empresas, na IDTOUR – um exemplo de empreendedorismo científico no setor do turismo.

A IDTOUR – Unique Solutions é uma empresa que nasceu na Incubadora de Empresas da Universidade de Aveiro, sob a forma de spin-off. A empresa foi formalmente registada no dia 30 de abril de 2008, tendo ficado célebre, entre nós, a ‘piada’ de que logo no dia seguinte, no dia 1 de maio, demos ‘folga’ a todos os seus trabalhadores para celebrarmos essa efeméride, entenda-se, da constituição da IDTOUR.

Para se perceber a origem da IDTOUR é necessário transportarmo-nos para o contexto que existia em Portugal e na Universidade de Aveiro (UA) nessa altura. De facto, foi na UA que foi criada a primeira Licenciatura em Turismo (1988), o primeiro mestrado (2001), a primeira revista científica nacional e nos países de expressão portuguesa na área do turismo (2004), o primeiro doutoramento em turismo (1995), e foi na UA que surgiu o primeiro professor doutorado na área do turismo em Portugal. Estas dinâmicas deram, igualmente, origem à criação de uma crescente interface com as empresas e organizações da área do turismo. A partir do ano de 2000 foram realizados diversos projetos de investigação aplicada e de inovação estratégica, sendo que para tal foi criado um grupo de trabalho ad-hoc que na altura foi internamente designado como Grupo de Investigação da área do Turismo da Universidade de Aveiro (giTUA).

Dado que o número de projetos foi crescendo, o Vice-Reitor da UA para a área da Investigação sugeriu-me que fosse criada uma empresa spin-off, dado que a UA não tinha, nomeadamente, perfil e estruturas de acompanhamento para alguns dos projetos que nos eram solicitados, pelo que se deveria optar por uma estrutura adequada para lidar com estas situações, já seguida em diversas áreas, e que se apoiava na Incubadora de Empresas. Entendi que essa era uma boa ideia e que devíamos avançar nesse sentido.

Desde o seu início a IDTOUR pautou-se por uma filosofia muito particular: a ideia foi sempre a de nos envolvermos em projetos que fossem diferentes, e atuar com uma abordagem diferenciada dos gabinetes tradicionais de consultoria que prestam serviços para diversos setores e também na área do turismo. Cada cliente é entendido como portador de um problema específico e, como tal, o objetivo é o de encontrar soluções inovadoras com identidade, únicas, e suportadas em investigação, e no desenvolvimento de conceitos e abordagens personalizadas. A estrutura que foi criada reflete isso mesmo: o nome IDTOUR, Unique Solutions, apoia-se nas expressões ‘ID’, de identidade, e ‘TOUR’ de Turismo. ‘Unique’, vem da tradução direta de ‘único’, mas que no turismo assume um significado especial dado que sempre que falamos de soluções para destinos e produtos apelamos ao sentido de ‘unique’ e de ‘uniqueness’.

Um dos pontos fortes da empresa está nos seus recursos humanos: por um lado a empresa é liderada pelo José Mendes e pelo Nuno Lopes, que possuem uma formação académica sólida na área da gestão e do planeamento em turismo, e um conhecimento do mercado e dos clientes que é invejável. A Isabel Martins encontra-se igualmente ligada à empresa desde o início, possuindo uma formação académica semelhante. Em torno deste “núcleo duro” com grande experiência e estabilidade, têm gravitado muitos jovens técnicos, que têm passado pela IDTOUR, alguns dos quais já ganharam ‘raízes’, como o João Pardinha e a Vanessa Lamego.

Quando pensamos no valor deste perfil de empresa, que emerge como spin-off das universidades, vemos muitas vantagens. Por um lado, estas empresas asseguram que o conhecimento técnico-científico seja transposto para a prática, o que, releve-se, é um grande desafio, dado que muitos jovens manifestam dificuldade em fazer a transição entre as universidades e o mundo prático. Em segundo lugar, estas empresas são uma das melhores formas de as universidades fazerem o seu próprio marketing no exterior, e de demonstrarem que o que ensinam é aplicável e útil para a sociedade. Acresce, que ao funcionarem como plataformas de estágios, por onde passam muitos jovens, estas empresas asseguram recursos humanos para empresas, organizações, e consultoras que operam no setor.

Ao longo destas quase duas décadas de existência a IDTOUR tem vindo a ter uma carteira de clientes que se pauta, entre outros aspetos, pelo facto de no final de cada projeto continuarem como parceiras e clientes da empresa. Entre estes podemos citar a Comissão Vitivinícola da Bairrada e os seus projetos em torno da Rota dos Vinhos; a AHRESP e os projetos relativos ao Restaurante do Futuro, ao Alojamento do Futuro, aos Programas Quality e TASTE Portugal; a FCMP e os projetos referentes à valorização dos percursos pedestres, do campismo e do autocaravanismo (Camping 2.0); diversas dezenas de organizações regionais (CCDRs e ERTs), sub-regionais (CIMs e GALs) e locais (municípios) ligadas direta e/ou indiretamente à área do turismo; e centenas de empresas dos diferentes subsetores do turismo – unidades de alojamento turístico, estabelecimentos de restauração e bebidas, agentes de animação turística, entre outros.

Entre os desafios que se colocam para o futuro há um que se destaca desde o início à IDTOUR, que é o do dilema da empresa se manter como uma estrutura de investigação e inovação aplicada exclusivamente na área do turismo, ou de crescer para áreas mais comerciais, prestando serviços transversais e desenvolvendo projetos em diferentes setores, que são mais atrativos em termos económicos, mas que, de certa forma, podem desvirtuar o espírito que norteia a criação das empresas spin-off especializadas.

Agora que a IDTOUR celebra o seu 16º aniversário posso afirmar, com orgulho, que a empresa se tem mantido fiel aos princípios que nortearam a sua criação, e que tem demonstrado uma capacidade de resiliência e de adaptação à evolução do mercado, graças ao facto de se tratar de uma empresa de investigação e desenvolvimento na área do turismo.

Ao fim destes 16 anos de existência devemos dar os nossos parabéns à IDTOUR e agradecer o facto de ter vindo a contribuir para um turismo mais resiliente, que respeita os princípios da sustentabilidade, da governança em rede e da cocriação, capaz de alavancar os territórios com economias mais assimétricas, que continua a crescer em Portugal!

Autor: Carlos Costa, Chairman da IDTOUR

Obrigado por subscrever a nossa newsletter.

Este website utiliza cookies para melhorar a experiência de navegação. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.