A IDTOUR foi desafiada a desenvolver o “Plano de Marketing das Ostras e Outros Bivalves do Município de Ílhavo” enquanto veiculo para enaltecer e comunicar uma dimensão cultural, social e económica muito importante para o município de Ílhavo. Com este projeto o município de Ílhavo pretende projetar um nova olhar sobre a sua história económica e sobre as suas tradições na relação ‘umbilical’ com a Ria de Aveiro – um ‘ecossistema’ natural e humano fundamental para compreender as raízes deste território – em torno de um dos mais complexos e fascinantes produtos endógenos desta comunidade, os ‘moluscos bivalves’.
Tendo por base as tradições e os saberes locais, e uma profunda análise do território alicerçada no diálogo com os parceiros e stakeholders da cadeia de valor da atividade produtiva e comercial em torno dos ‘moluscos bivalves’ no município de Ílhavo, foram produzidos dois relatórios que refletem o trabalho realizado: um diagnóstico histórico-econômico, e um plano estratégico de ação para o horizonte 2020-2030.
Neste trabalho foi aprofundada a história destes produtos, bem como o seu contributo sócio-económico para o desenvolvimento e sustentabilidade do território. O plano estratégico de ação permitiu concretizar o conhecimento e as expetativas apuradas durante o processo de diagnóstico, e contempla diversos perspetivas, eixos de ação e linhas criativas que irão permitir estabelecer bases sólidas para elevar este produto endógeno apaixonante para um patamar de maior valorização, sobretudo na óptica das cadeias curtas – do comércio a retalho e da restauração – e do turismo gastronómico.